Grécia Antiga: de uma educação "cavaleiresca" a uma educação cavalheiresca

Autores

  • Jair Fonzar

DOI:

https://doi.org/10.5380/educar.v0i2.35414

Palavras-chave:

História da Educação, Grécia Antiga, Educação cavalheiresca

Resumo

Frisando a contribuição do cavalo na formação do povo grego, lançaremos mão de certos subsídios históricos que nos permitirão deduzir que, assim como é corrente referir-se a uma educação cavalheiresca dominante nessa época e nessa cultura, é igualmente oportuno e mesmo necessário falar-se de uma educação cavaleiresca que deu origem àquela. Até certo ponto, a educação “cavaleiresca” foi para a educação cavalheiresca causa e condição, pelo menos dentro da concepção guerreira que descobriu no cavalo um poderoso aliado do homem. Uma tal concepção não se circunscreveu só ao período histórico-mitológico abrangido pelos feitos da Ilíada e da Odisséia: em todo o tempo que se seguiu às façanhas da guerra de Tróia, até à decadência da civilização helênica, o cavalo montado ou atrelado a uma carruagem sempre esteve à disposição do guerreiro e do ginasta gregos para lhes dar grandiosidade na guerra e nas competições esportivas.

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Como Citar

Fonzar, J. (1978). Grécia Antiga: de uma educação "cavaleiresca" a uma educação cavalheiresca. Educar Em Revista, 2(2), p. 83–91. https://doi.org/10.5380/educar.v0i2.35414

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