Porque não queremos uma LDB na contramão da história: uma análise do Substitutivo Darcy Ribeiro

Autores

  • Acácia Zeneida Kuenzer
  • Maria Dativa de Salles Gonçalves

Palavras-chave:

LDB, Substitutivo Darcy Ribeiro

Resumo

Procedida a análise do projeto substitutivo apresentado ao Senado pelo Senador Darcy Ribeiro é possível verificar no seu conteúdo, em primeiro lugar, uma nítida mudança de concepção com relação ao papel do Estado no que tange à educação pública. Se até mesmo a clara afirmação da constituição de 1988 em seu artigo 205, de que “a educação é direito de todos e dever do Estado”... no substitutivo, não é sequer retomada ou enfatizada; pelo contrário, nele o diretio à educação pública e gratuita aparece sempre conotado pela idéia de restrição. Esta restrição é indicada pela inserção no texto do projeto, de palavras que qualificam (de forma restritiva) seja o direito universal de acesso à educação pública, seja a sua oferta totalmente gratuita em estabelecimentos oficiais, nos termos do art. 206, inciso IV da Constituição.

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Como Citar

Zeneida Kuenzer, A., & Dativa de Salles Gonçalves, M. (1995). Porque não queremos uma LDB na contramão da história: uma análise do Substitutivo Darcy Ribeiro. Educar Em Revista, 11(11), p. 107–115. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35189

Edição

Seção

Dossiê Temático