Pensamento algébrico na formação inicial de professores

Autores

  • João Pedro da Ponte Universidade de Lisboa
  • Neusa Branco Universidade de Lisboa, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém e Unidade de Investigação do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Resumo

Este artigo descreve uma experiência de formação inicial orientada para o desenvolvimento do pensamento algébrico de educadores de infância e de
futuros professores dos primeiros anos, realizada ao longo de um semestre numa disciplina do 3º ano da licenciatura em educação básica. A formação destes professores debate-se com dilemas muito específicos entre os quais avulta o modo separado ou integrado de tratar o conteúdo e a didática. Usando uma metodologia de design research, recorremos a dados de estudos de caso de três formandos apresentando o modo como resolviam tarefas de álgebra, nomeadamente envolvendo sequências pictóricas antes, durante e depois da experiência. Além disso, tendo em vista fazer um balanço global da experiência, descrevemos episódios relevantes do ponto de vista formativo ocorridos durante as aulas. Concluímos que o modo de trabalho exploratório tendo por base situações matemáticas e situações reais da sala de aula, com produções escritas dos alunos e registros em vídeo, e as oportunidades de reflexão e discussão proporcionadas, contribuiu para promover um efetivo desenvolvimento do conhecimento didático das três formandas e do conhecimento matemático da formanda com reduzida formação matemática anterior.

Biografia do Autor

João Pedro da Ponte, Universidade de Lisboa

Doutor em Educação Matemática, Universidade da Georgia, EUA, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Neusa Branco, Universidade de Lisboa, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém e Unidade de Investigação do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Doutora em Educação (especialidade de Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém e Unidade de Investigação do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Downloads

Publicado

2013-12-13

Como Citar

Ponte, J. P. da, & Branco, N. (2013). Pensamento algébrico na formação inicial de professores. Educar Em Revista, 29(50), p. 135–155. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34750

Edição

Seção

Dossiê Temático