Formação de professores: a questão da inclusão de jovens que estão fora da escola e do mercado de trabalho

Autores

  • Luís Távora Furtado Ribeiro Universidade Federal do Ceará

Resumo

Este artigo analisa os resultados de um programa de escolarização em nível supletivo ofertado pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, cujo objetivo visa facilitar o ingresso no ensino superior de jovens moradores de um bairro de Fortaleza, com população que apresenta alto índice de desemprego, violência e consumo de drogas. A partir da análise de dados de pesquisa sobre essa experiência, discutem-se problemas da Educação Brasileira relacionados à inclusão de jovens que estão fora da escola e do mercado de trabalho, visando sua inserção social em processos educativos e culturais. Com base no pensamento de Paulo Freire e da educação popular, defende-se a formação de professores num contexto educativo que valorize a cooperação e a construção coletiva de conhecimentos envolvendo docentes, monitores e alunos como sujeitos da ação educativa².

Biografia do Autor

Luís Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Associado da Faculdade de Educação da UFC e do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma instituição

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Publicado

2013-12-13

Como Citar

Ribeiro, L. T. F. (2013). Formação de professores: a questão da inclusão de jovens que estão fora da escola e do mercado de trabalho. Educar Em Revista, 29(50), p. 105–116. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34743

Edição

Seção

Dossiê Temático