Experiências comunitárias na organização das escolas étnicas italianas da cidade de Curitiba

Autores

  • Elaine Cátia Maschio Centro Universitário Internacional UNINTER

Palavras-chave:

HIstória, Escolas étnicas, Identidade,

Resumo

O artigo apresenta uma análise das experiências escolares étnicas de caráter comunitário nas colônias italianas da cidade de Curitiba. Procura compreender a organização dessa modalidade de ensino, situando as finalidades, os sujeitos, a materialidade e as práticas educativas. Enfim, busca investigar os elementos que permearam a abertura, o funcionamento e o fechamento dessas escolas. O estudo abrange o ínterim das décadas de 1880 e 1900. As fontes documentais utilizadas são compostas por ofícios e requerimentos da instrução pública paranaense. A criação de escolas étnicas de comunidades italianas tinha como objetivo principal suprir a falta de escolas públicas nas regiões de colonização estrangeira. Do mesmo modo, almejava a preservação da identidade étnica do grupo e a difusão da italianidade.

Biografia do Autor

Elaine Cátia Maschio, Centro Universitário Internacional UNINTER

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora do Centro Universitário Internacional UNINTER

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Publicado

2014-03-31

Como Citar

Maschio, E. C. (2014). Experiências comunitárias na organização das escolas étnicas italianas da cidade de Curitiba. Educar Em Revista, 30(52), p. 177–192. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33936

Edição

Seção

Demanda Contínua