O mártir, o humanista, o pedagogo: a contemporaneidade de Rui Barbosa e a educação nas comemorações do centenário de seu nascimento (1949)
Palavras-chave:
Pensamento educacionalResumo
Este artigo busca analisar as intervenções de três intelectuais brasileiros –
Clemente Mariani, Lourenço Filho e Fernando Azevedo – na celebração do
centenário de Rui Barbosa em 1949. Mais especificamente, analisa como
eles abordam a questão da educação na obra de Rui Barbosa. O texto estabelece
uma relação entre as celebrações do centenário e a publicação das
Obras Completas de Rui Barbosa, atividade esta cujo investimento inicial
data do final da década de 1930 e que logrou publicar o primeiro tomo das
obras em 1942. Ambos os movimentos – a publicação das Obras Completas
e a celebração do centenário – fazem parte de um mesmo investimento de
demonstrar, a um só tempo, a atuação marcante do jurista, político e intelectual
baiano na defesa das mais nobres causas, dentre elas a da educação, e a sua contemporaneidade na discussão dos grandes desafios que marcam
o país naquele momento.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

