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O mártir, o humanista, o pedagogo: a contemporaneidade de Rui Barbosa e a educação nas comemorações do centenário de seu nascimento (1949)

Luciano Mendes de Faria Filho

Resumo


Este artigo busca analisar as intervenções de três intelectuais brasileiros –
Clemente Mariani, Lourenço Filho e Fernando Azevedo – na celebração do
centenário de Rui Barbosa em 1949. Mais especificamente, analisa como
eles abordam a questão da educação na obra de Rui Barbosa. O texto estabelece
uma relação entre as celebrações do centenário e a publicação das
Obras Completas de Rui Barbosa, atividade esta cujo investimento inicial
data do final da década de 1930 e que logrou publicar o primeiro tomo das
obras em 1942. Ambos os movimentos – a publicação das Obras Completas
e a celebração do centenário – fazem parte de um mesmo investimento de
demonstrar, a um só tempo, a atuação marcante do jurista, político e intelectual
baiano na defesa das mais nobres causas, dentre elas a da educação, e a sua contemporaneidade na discussão dos grandes desafios que marcam
o país naquele momento.



Palavras-chave


Pensamento educacional

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