A lousa de uso escolar: traços da história de uma tecnologia da escola moderna

Autores

  • Valdeniza Maria Barra Universidade Federal de Goiás

Resumo

O trabalho que segue é fruto de um estudo que se inscreve no universo da cultura material escolar, sendo a metodologia empregada a de natureza bibliográfica,
com vistas a destacar a história de um suporte técnico-material de relevância das práticas escolares da escola moderna, a lousa de uso escolar. Concentra-se no espaço temporal dado pelo século XIX, por ser este o cenário que dará visibilidade ao esforço de difusão das primeiras práticas escolares de ensino. Parte da hipótese de que a relação entre material
e método pode traduzir concepções de ensino, conferindo centralidade à lousa como a tecnologia que, inscrita no conjunto das práticas escolares, resultará na constituição e consolidação do modelo escolar da transmissão simultânea de ensino.

Biografia do Autor

Valdeniza Maria Barra, Universidade Federal de Goiás

Graduação em Pedagogia na Fundação de Ensino Superior de Rio Verde (GO), Mestrado e Doutorado em Educação na PUC/SP. Professora Adjunta da Faculdade de Educação/UFG.

Downloads

Publicado

2013-09-05

Como Citar

Barra, V. M. (2013). A lousa de uso escolar: traços da história de uma tecnologia da escola moderna. Educar Em Revista, 29(49), p. 121–137. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33297

Edição

Seção

Dossiê Temático