Para quem e o que testemunham as fontes da História da Educação?

Autores

  • Dario Ragazzini

Resumo

Este artigo discute questões sobre a identificação, o uso e a relação do historiador com as fontes nos estudos de História da Educação. Aborda a tipologia das fontes e seus diversos pesos probatórios. Mostra como, no trabalho historiográfico, é decisivo compreender os diversos níveis relacionais que perpassam o processo de construção da fonte histórica. Prioriza a análise sobre as relações nas quais nasce e se produz o documento, as relações que, no âmbito dos acontecimentos, selecionam o documento e as relações do historiador/ intérprete com as suas questões e com os destinatários de seus estudos.

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Como Citar

Ragazzini, D. (2001). Para quem e o que testemunham as fontes da História da Educação?. Educar Em Revista, 17(18), p. 13–28. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32815

Edição

Seção

Dossiê Temático