O professor da educação básica no Brasil: identidade e trabalho

Autores

  • Ângelo Ricardo de Souza Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

professor da educação básica, trabalho docente, políticas educacionais

Resumo

Este artigo apresenta um conjunto de leituras a partir de dados de bases secundárias com o intuito de analisar o perfil dos trabalhadores docentes na educação básica brasileira, sua identidade e suas relações com o trabalho. Utilizando informações do Censo dos Profissionais do Magistério de 2003 e do Questionário do Professor aplicado pela Prova Brasil 2011, ambas bases produzidas pelo INEP/MEC, o estudo produz um mapeamento das principais características dos profissionais docentes e coteja tal leitura com demais trabalhos que o campo de investigação vem produzindo. O texto conclui evidenciando características da população docente, bem como mostrando como os professores mais experientes e mais bem formados são recompensados salarialmente; ademais mostra aspectos das condições de trabalho e do perfil cultural, sendo que, nesse último item, evidencia um nível cultural fragilizado entre os docentes.

Biografia do Autor

Ângelo Ricardo de Souza, Universidade Federal do Paraná

 Doutor em Educação. Professor do Núcleo de Políticas Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2013-06-27

Como Citar

Souza, Ângelo R. de. (2013). O professor da educação básica no Brasil: identidade e trabalho. Educar Em Revista, 29(48), p. 53–74. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32521

Edição

Seção

Dossiê Temático