Desafios para a implantação da Educação Integral: análises das experiências desenvolvidas na região sul do Brasil

Autores

  • Veronica Branco UFPR

Resumo

Este texto trata da percepção dos gestores municipais, coordenadores pedagógicos e pais de alunos sobre os desafios enfrentados para a implantação da Educação Integral ou do aumento de tempo da jornada escolar em experiências desenvolvidas na região sul do Brasil: Apucarana, Joinville e Porto Alegre. Essas experiências fazem parte da pesquisa realizada pelas universidades federais: UFMG, UNIRIO, UFPR e UNB, com o objetivo de mapear experiências de jornada escolar ampliada em andamento no Brasil, no ano de 2008 - estudo quantitativo. Em 2009 e 2010 deu-se a continuidade da pesquisa, agora como estudo qualitativo. Na etapa do estudo qualitativo foram selecionadas vinte e uma experiências de todo o Brasil para serem acompanhadas e documentadas in loco. Na região sul. Dessa etapa é que foram extraídos os dados coletados em entrevistas com os personagens citados, cujas análises compõem este texto e apontam como principais desafios/dificuldades para a implantação do aumento do tempo da jornada escolar, entre integração de monitores e novos atores na equipe de trabalho escolar. Além dessas aparece, fortemente marcada, no ideário dos entrevistados a concepção de que a Educação Integral é um direito das famílias e não dos alunos, e uma modalidade escolar destinada aos alunos cujas famílias são carentes e não podem atender seus filhos.

 

 

Biografia do Autor

Veronica Branco, UFPR

Doutora em Educação pela UFPR. Professora Associada no Setor de Educação da UFPR.

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Publicado

2012-11-29

Como Citar

Branco, V. (2012). Desafios para a implantação da Educação Integral: análises das experiências desenvolvidas na região sul do Brasil. Educar Em Revista, 28(45), p. 111–123. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/30009

Edição

Seção

Dossiê Temático