Pesquisa qualitativa em Educação Matemática a distância: aspectos importantes do uso do Role Playing Game como procedimento metodológico de pesquisa
Resumo
Este artigo evidencia aspectos do Role Playing Game (RPG), jogo de representação de personagens, que o tornam um importante procedimento de investigação em termos de Pesquisa Qualitativa, em Educação (no caso, Educação Matemática) a Distância. Esse jogo foi adotado em uma pesquisa (ROSA, 2008) que estudou as relações estabelecidas entre a construção de identidades online e o ensino e a aprendizagem do conceito de Integral Definida (conceito do Cálculo Diferencial e Integral) em um curso a distância. Assim, a partir dessa investigação que utilizou o RPG jogado à distância, via chat, como procedimento de coleta de dados, discutimos a inserção desse jogo como procedimento metodológico de pesquisa em Educação Matemática a Distância e caracterizamos como esse processo liga-se a questões referentes à Pesquisa Qualitativa nesse novo cenário: o ciberespaço. Logo, assumimos que adotar o RPG como procedimento de pesquisa favorece tanto o pesquisador, quanto os sujeitos investigados, em termos de mostrarem-se como “diferentes” mesmo sendo “os mesmos” (ROSA, 2008) e isso potencializa a produção do conhecimento matemático, bem como, a análise das ações e possibilidades educacionais vislumbradas pelo ser online que se apresenta no ambiente natural apresentado. Também, apontamos a adoção do RPG como fator que impele e amplia a concepção pós-estruturalista de Educação que, em ambientes virtuais, cada vez mais, vêm destacando e estabelecendo uma amplitude de investigação que transforma esse espaço imaginativo e surpreendente em um ambiente natural de pesquisa.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.