Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de crianças

Autores

  • Selma de Cássia Martinelli Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

variáveis educacionais, rendimento escolar, aprendizagem, ensino fundamental.

Resumo

A motivação tem permeado as discussões dos profissionais da educação uma vez que à sua ausência tem sido atribuída uma queda de investimento pessoal do aluno na realização das tarefas de aprendizagem. Assim, o presente estudo teve por objetivo avaliar a motivação e o desempenho em leitura, escrita e aritmética de estudantes e investigar a relação entre as variáveis. Participaram da pesquisa 127 estudantes de uma escola pública do interior de São Paulo, de ambos os sexos, com idades entre 7 e 12 anos e que cursavam o 3º, 4º e 5º ano escolar. Foram utilizados dois instrumentos de avaliação; a Escala de Avaliação da Motivação Escolar (EAME-IJ) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE). Os resultados revelaram relações entre o desempenho em escrita e a motivação intrínseca e extrínseca dos estudantes. O desempenho escolar geral também se correlacionou com a motivação intrínseca e a motivação extrínseca dos estudantes.

Biografia do Autor

Selma de Cássia Martinelli, Universidade Estadual de Campinas

Professora Livre Docente do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas

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Publicado

2014-05-06

Como Citar

Martinelli, S. de C. (2014). Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de crianças. Educar Em Revista, 30(53), p. 201–216. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27122

Edição

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