Práticas educativas e estresse parental de pais de crianças pequenas com desenvolvimento típico e atípico

Autores

  • Maria de Fátima Minetto Universidade Federal do Paraná
  • Maria Aparecida Crepaldi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marc Bigras Universidade de Sherbrooke
  • Laura Ceretta Moreira Universidade Federal do Paraná

Resumo

A educação dos filhos é sem dúvida um dos maiores desafios que os pais podem enfrentar. Educar é uma tarefa trabalhosa e pode se agravar com a chegada de um filho com deficiência intelectual. Nesse momento, é natural que todas as expectativas dos pais no que se refere à educação que almejavam dar ao filho sejam questionadas. O objetivo deste estudo é evidenciar o nível de estresse parental e as práticas educativas utilizadas por pais de crianças entre zero e seis anos de idade, tanto com desenvolvimento típico quanto com desenvolvimento atípico (deficiência intelectual e síndrome de Down). O método incluiu análises descritivas e inferenciais, com a participação de 61 pais, divididos em três grupos, cujos resultados permitem deduzir que há diferenças na escolha de práticas educativas entre os diferentes grupos de pais e que pais de filhos com deficiência intelectual são mais estressados que pais de crianças típicas e com síndrome de Down. A partir da pesquisa realizada, pode-se concluir que pais de filhos com desenvolvimento atípico precisam de redes de apoio eficientes que orientem suas práticas educativas. Sugere-se investir em novas pesquisas e na organização de programas estruturados para trabalhar com pais e filhos, a fim de minimizar o nível de estresse parental e favorecer práticas educativas eficientes.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Minetto, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná

Maria Aparecida Crepaldi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Saúde Mental pela Universidade de Campinas. Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina

Marc Bigras, Universidade de Sherbrooke

Doutor em Ciências Humanas Aplicadas pela Universidade de Montreal. Professor do Departamento de Educação Especializada da Universidade de Sherbrooke

Laura Ceretta Moreira, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2012-03-31

Como Citar

Minetto, M. de F., Crepaldi, M. A., Bigras, M., & Moreira, L. C. (2012). Práticas educativas e estresse parental de pais de crianças pequenas com desenvolvimento típico e atípico. Educar Em Revista, 28(43), p. 117–132. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26407

Edição

Seção

Dossiê Temático