Escalas de desenvolvimento infantil e o uso com bebês

Autores

  • Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues Universidade Estadual Paulista “Julio Mesquita Filho”

Resumo

O presente estudo pretendeu descrever as escalas (testes ou inventários) comumente utilizadas para a avaliação do desenvolvimento de bebês, em termos de objetivos, população a quem se destina, material sugerido, o que avaliam e critérios de avaliação. Pretendeu, também, analisar estudos que utilizaram os instrumentos aqui arrolados, a partir do final da década de 90, considerando os objetivos, a população avaliada e os principais resultados obtidos e, finalmente, identificar profissionais da saúde que têm feito uso deles, a partir dos artigos publicados. O estudo aponta para o papel importante da avaliação de bebês como fonte de informação que subsidia tomadas de decisão acerca da elaboração de programas de intervenção precoce ou essencial. Todavia, observa-se a escassez de instrumentos padronizados para a população infantil brasileira.

Biografia do Autor

Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, Universidade Estadual Paulista “Julio Mesquita Filho”

Doutora em Psicologia Experimental, pela Universidade de São Paulo. Professora Livre-Docente da Universidade Estadual Paulista “Julio Mesquita Filho”

Downloads

Publicado

2012-03-31

Como Citar

Rodrigues, O. M. P. R. (2012). Escalas de desenvolvimento infantil e o uso com bebês. Educar Em Revista, 28(43), p. 81–100. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26405

Edição

Seção

Dossiê Temático