Problemas do desenvolvimento infantil e intervenção precoce

Autores

  • Vítor Franco Universidade de Évora
  • Madalena Melo Universidade de Évora
  • Ana Apolónio

Resumo

A Intervenção Precoce (IP) é hoje uma prática multidisciplinar que procura responder às necessidades de crianças com perturbações do desenvolvimento e em situações de risco, ultrapassando os antigos modelos de estimulação precoce. O problema de decidir quais as crianças e famílias que devem ser apoiadas e as exigências do planejamento das intervenções acentuam a importância de um procedimento claro de caraterização, ou de diagnóstico, tanto das crianças como das situações. No modelo em que assenta a rede de intervenção precoce, de base local, implementada numa ampla região de Portugal, são enfatizadas as dimensões relacionais e contextuais do desenvolvimento e do risco. Dentro desta perspetiva, os autores têm procurado desenvolver práticas e instrumentos que permitam uma melhor elegibilidade dos casos e uma orientação técnica de intervenção mais focada nas efetivas necessidades da criança, da família e do contexto. São aqui apresentados os resultados da utilização da ODIP – Organização Diagnóstica em Intervenção Precoce – na caracterização das problemáticas de desenvolvimento e de risco de um total de 1.169 crianças e respetivos contextos.

Biografia do Autor

Vítor Franco, Universidade de Évora

Doutor em Psicologia pela Universidade de Évora. Professor da Universidade de Évora

Madalena Melo, Universidade de Évora

Doutora em Psicologia pela Universidade de Évora. Professora da Universidade de Évora

Ana Apolónio

Doutoranda em Psicologia pela Universidade de Évora. Técnica da Administração Regional de Saúde Alentejo

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Publicado

2012-03-31

Como Citar

Franco, V., Melo, M., & Apolónio, A. (2012). Problemas do desenvolvimento infantil e intervenção precoce. Educar Em Revista, 28(43), p. 49–64. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26402

Edição

Seção

Dossiê Temático