Pesquisa em Educação: confluências entre Didática, História e Antropologia

Autores

  • Tânia Maria F. Braga Garcia Universidade Federal do Paraná

Resumo

A produção de pesquisas sobre processos constitutivos da experiência escolar, em suas múltiplas dimensões, impõe a necessidade de debate permanente sobre as abordagens de investigação, seus limites e possibilidades. Pesquisas sobre o ensino, de forma particular, têm estimulado o debate sobre pressupostos e estratégias para a realização de trabalhos empíricos, a partir do diálogo com as Ciências Sociais. A presença das abordagens etnográficas, com diferentes perspectivas, evidencia a contribuição da Antropologia para a pesquisa educacional, pela incorporação de vários elementos às formas de produzir conhecimentos sobre a escola e a sala de aula. É preciso reconhecer as transformações produzidas pela incorporação do conceito de cultura, mas, ao mesmo tempo, é preciso apontar dificuldades em superar o caráter a-histórico desse conceito. Debates recentes apontam possibilidades de estabelecer relações mais estreitas entre Educação e Antropologia Histórica e, dessa forma, integrar a dimensão temporal nas pesquisas etnográficas que estudam processos atuais de escolarização, incluindo-se aqueles caracterizados particularmente como situações didáticas.

Palavras-chave: Pesquisa em educação; pesquisa etnográfica; educação histórica; relações entre educação e antropologia histórica; pesquisa em situações didáticas

Biografia do Autor

Tânia Maria F. Braga Garcia, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná

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Como Citar

Garcia, T. M. F. B. (2011). Pesquisa em Educação: confluências entre Didática, História e Antropologia. Educar Em Revista, 27(42), p. 173–191. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25891

Edição

Seção

Dossiê Temático