Ensino de História e formação de professores: narrativas de educadores

Autores

  • Jorge Luiz da Cunha
  • Lisliane dos Santos Cardôzo Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a profissão do educador de História, através de sua identidade narrativa. Nesta pesquisa buscamos relacionar a formação inicial do educador com a percepção que tem da docência. Para isto, entrevistamos professores da disciplina de História das escolas públicas da cidade de Santa Maria, RS, tendo como metodologia a História oral de vida. A pesquisa mostrou que a formação inicial tem um papel central na constituição de posturas teóricas, práticas pedagógicas e na identidade profissional. A principal crítica apontada, nas narrativas sobre a formação inicial, relaciona-se à dicotomia entre teoria e prática. Entretanto, a percepção do educador acerca da sua profissão não fica restrita aos processos de formação formal, sendo influenciada pelas trajetórias pessoal e profissional, tendo sua gênese na história de vida dos entrevistados: na escolha da profissão e na imagem que se tem, a priori, da docência. A partir dessas reflexões, apontamos a necessidade de rever paradigmas que norteiam as práticas de formação de professores de História.

Biografia do Autor

Jorge Luiz da Cunha

Doutor em História. Professor titular da Universidade Federal de Santa Maria

Lisliane dos Santos Cardôzo, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel e Licenciada em História pela mesma instituição. Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação – CLIO/CNPQ

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Como Citar

Cunha, J. L. da, & Cardôzo, L. dos S. (2011). Ensino de História e formação de professores: narrativas de educadores. Educar Em Revista, 27(42), p. 141–162. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25889

Edição

Seção

Dossiê Temático