Educação Histórica: vontades de mudança

Autores

  • Isabel Barca Universidade do Minho

Resumo

Para explorar de forma  aprofundada as conceções de mudança para lá de análises do presente, importa relembrar algumas discussões de caráter epistemológico em que perpassam visões diversas acerca da Mudança em História, algumas já ultrapassadas mas que permanecem a nível do senso comum. Perante uma intensa produção historiográfica permanentemente em renovação e aberta a diversos pontos de vista e enfoques. pode-se inferir que a mudança em História, num quadro de reconhecimento de multiperspectiva, é concebida de forma complexa e problemática, sem um sentido fixo ou uma direção determinada. Em educação histórica, as conceções de alunos sobre o conceito de Mudança têm sido já objeto de alguns estudos que podem fornecer pistas frutuosas para a ação educativa. Neste sentido, apresentam-se e discutem-se os fundamentos teóricos, métodos e resultados de alguns desses estudos sobre ideias de alunos de vários países acerca da mudança em História. Algumas implicações destes estudos pretendem constituir-se como pistas que ajudem a desenvolver um tipo de orientação temporal eventualmente mais adequada aos tempos de incerteza que hoje se vivem.

Biografia do Autor

Isabel Barca, Universidade do Minho

Professora Associada com Agregação e investigadora do CIEd, Universidade do Minho

Downloads

Como Citar

Barca, I. (2011). Educação Histórica: vontades de mudança. Educar Em Revista, 27(42), p. 59–71. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25884

Edição

Seção

Dossiê Temático