História: consciência, pensamento, cultura, ensino

Autores

  • Estevão C. de Rezende Martins Universidade de Brasília

Resumo

A História se faz pelo agir humano no tempo e no espaço social. O agir é individual. Seus resultados ultrapassam, o mais das vezes, o âmbito do particular e conformam o conjunto da sociedade, por diferentes caminhos. O ensino da História situa-se numa dupla perspectiva. A tradicional, de cunho restrito, e a potencializadora, de tipo abrangente. Em ambos os casos requer-se a consciência histórica de cada indivíduo, na qual se coloca em perspectiva a experiência refletida do tempo, cujo sentido histórico somente vem a ser articulado quando se dá a devida identificação de seus componentes culturais e de seu efeito conformador do presente. O ensino da História encontra sua missão mais destacada no estabelecimento da correlação substantiva entre a vida quotidiana do presente e o passado historiado. Deve-se preservar a qualidade controlável dos conteúdos produzidos e utilizados e a responsabilidade (pedagógica e ética) de docentes e aprendizes para consigo e para com os demais. O ensino de história é, com isso, simultaneamente profissão e missão.

Biografia do Autor

Estevão C. de Rezende Martins, Universidade de Brasília

Professor titular do Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Universidade de Brasília. Doutor em Filosofia e História pela Universitaet Muenchen (Ludwig-Maximilian). Pós-doutorado em Teoria e Filosofia da História e em História das Idéias, na Alemanha, na Áustria e na França

Downloads

Como Citar

Martins, E. C. de R. (2011). História: consciência, pensamento, cultura, ensino. Educar Em Revista, 27(42), p. 43–58. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25883

Edição

Seção

Dossiê Temático