Ingresso e permanência na Universidade: alunos com deficiências em foco.

Autores

  • Laura Ceretta Moreira UFPR
  • Maria Augusta Bolsanello Universidade Federal do Paraná
  • Rosangela Gehrke Seger Universidade Federal do Paraná

Resumo

O estudo trata das políticas inclusivas inseridas na educação brasileira a partir da década de 1990 para os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Realizam a   breve   apresentação   dessas   políticas   na educação básica e, de forma mais específica, no ensino superior. Discute os principais dispositivos legais acerca da inclusão desse alunado no ensino superior, bem como alguns dos desdobramentos e implicações para a       universidade pública. Utiliza como referência a trajetória da Universidade Federal do Paraná (UFPR), evidenciando os dispositivos legais e as principais ações institucionais que embasaram a implantação da inclusão dos alunos com NEE nesta universidade. Sete alunos foram entrevistados (três com cegueira, dois com deficiência física, um com deficiência múltipla e um com surdez), em sete cursos da UFPR, com o objetivo de conhecer a trajetória desses alunos na universidade e a sua relação com as ações e     encaminhamentos institucionais no seu processo de inclusão. Após análise      qualitativa dos dados extraíram-se os seguintes eixos de análise: perfil dos alunos, ingresso e permanência na universidade, políticas inclusivas na universidade. Os dados coletados destacam as vivências e estratégias desenvolvidas pelos alunos para permanecer no ensino superior e a importância de apoios e recursos no ingresso e permanência na universidade. Por fim, evidencia a importância da implementação de políticas efetivas para garantir a inclusão desse alunado e o papel fundamental da universidade na defesa dos direitos dos alunos com deficiência.

Biografia do Autor

Laura Ceretta Moreira, UFPR

Professora   da   Graduação   e   da   Pós-Graduação   do   Setor   de Educação   da   Universidade Federal do Paraná. Coordenadora de Estudos e Pesquisas Inovadoras na Graduação (CEPIGRAD/
PROGRAD/UFPR). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP)

Maria Augusta Bolsanello, Universidade Federal do Paraná

Professora da Graduação e da Pós-Graduação do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de 
São Paulo (USP)

Rosangela Gehrke Seger, Universidade Federal do Paraná

Fonoaudióloga,   assistente   de   administração   da   Coordenação   de   Estudos   e   Pesquisas Inovadoras na Graduação (CEPIGRAD), PROGRAD/UFPR. Mestranda em Educação (UFPR)

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Publicado

2011-11-16

Como Citar

Moreira, L. C., Bolsanello, M. A., & Seger, R. G. (2011). Ingresso e permanência na Universidade: alunos com deficiências em foco. Educar Em Revista, 27(41), p. 125–143. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25006

Edição

Seção

Dossiê Temático