Encaminhamentos pedagógicos com alunos com Altas Habilidades/ Superdotação na Educação Básica: o cenário brasileiro.

Autores

  • Susana Graciela Pérez Barrera Pérez Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Soraia Napoleão Freitas Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Os alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) constituem uma parcela importante da população-alvo da Educação Especial, que ultrapassa os 2 milhões de matrículas na Educação Básica. Paradoxalmente, não é raro encontrar publicações –inclusive documentos dos próprios órgãos educacionais   brasileiros   –   que   não   os consideram   como   tal,   apesar   de toda a legislação educacional brasileira garantir seus direitos na condição de   alunos   com   necessidades   educacionais   especiais,   a   partir   da   Lei   de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 5692/71). Isso reflete a desinformação, a falta de formação acadêmica e docente nessa área e uma representação cultural dessa população, que é altamente afetada pela incidência de mitos e crenças populares. Entretanto, o atendimento educacional especializado para estes alunos é hoje uma realidade legalmente consolidada, que precisa ser implementada e surtir efeitos concretos nos encaminhamentos   pedagógicos   para   eles.   Neste   artigo,   analisamos   os quatro   aspectos   que   prejudicam   essa   concretização   do   atendimento,   e sugerimos medidas e mudanças que consideramos importantes para que esse direito subjetivo – a Educação para todos – também seja cumprido.

Biografia do Autor

Susana Graciela Pérez Barrera Pérez, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(PUCRS), sócia fundadora e membro da Comissãomembro da Comissão Técnica do Conselho Brasileiro de Superdotação (Con-écnica do Conselho Brasileiro de Superdotação (Con do Conselho Brasileiro de Superdotação (Con--
BraSD).; membro do Conselho �écnico da Associação Gaúcha de Apoio as Altas Habilidades/
Superdotação (AGAAHSD); membro da Ficomundyt e do Grupo de Pesquisa CNPq da UNIP
Inteligência e Criação: práticas educativas para Portadores de Altas Habilidades

Soraia Napoleão Freitas, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação – Universidade Federal de Santa Maria/Universidade Estadual de

Campinas (UFSM/UNICAMP), professora do Departamento de Educação Especial (UFSM), líder do Grupo de Pesquisa Educação Especial: interação e inclusão social; sócia fundadora do ConBraSD
e membro da sua Comissão �écnica e membro do Conselho �écnico da AGAAHSD

Downloads

Publicado

2011-11-16

Como Citar

Pérez, S. G. P. B., & Freitas, S. N. (2011). Encaminhamentos pedagógicos com alunos com Altas Habilidades/ Superdotação na Educação Básica: o cenário brasileiro. Educar Em Revista, 27(41), p. 109–124. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25005

Edição

Seção

Dossiê Temático