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Encaminhamentos pedagógicos com alunos com Altas Habilidades/ Superdotação na Educação Básica: o cenário brasileiro.

Susana Graciela Pérez Barrera Pérez, Soraia Napoleão Freitas

Resumo


Os alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) constituem uma parcela importante da população-alvo da Educação Especial, que ultrapassa os 2 milhões de matrículas na Educação Básica. Paradoxalmente, não é raro encontrar publicações –inclusive documentos dos próprios órgãos educacionais   brasileiros   –   que   não   os consideram   como   tal,   apesar   de toda a legislação educacional brasileira garantir seus direitos na condição de   alunos   com   necessidades   educacionais   especiais,   a   partir   da   Lei   de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 5692/71). Isso reflete a desinformação, a falta de formação acadêmica e docente nessa área e uma representação cultural dessa população, que é altamente afetada pela incidência de mitos e crenças populares. Entretanto, o atendimento educacional especializado para estes alunos é hoje uma realidade legalmente consolidada, que precisa ser implementada e surtir efeitos concretos nos encaminhamentos   pedagógicos   para   eles.   Neste   artigo,   analisamos   os quatro   aspectos   que   prejudicam   essa   concretização   do   atendimento,   e sugerimos medidas e mudanças que consideramos importantes para que esse direito subjetivo – a Educação para todos – também seja cumprido.


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