Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos Universidade de Caxias do Sul
  • Marília Forgearini Nunes UFRGS

Palavras-chave:

Ilustração, Literatura infantil, Leitura

Resumo

O livro de literatura infantil pode ser caracterizado pela presença da ilustração associada à palavra. No entanto, avaliar se essa ilustração possui um valor artístico-estético que, no processo de leitura, amplia as possibilidades de construção de sentido ou, se o trabalho do ilustrador serve somente para dar cor e forma ao verbal sem agregar-lhe sentido, são dúvidas que podem surgir na análise desse tipo de texto, diante da diversidade de obras infantis. Esse estudo busca responder a essa questão a partir da descrição e análise da capa de duas edições — publicadas em 1991 e 2003 — da obra Ah, cambaxirra se eu pudesse..., um conto popular adaptado por Ana Maria Machado, e ilustrado por Gerson Conforto e Graça Lima respectivamente. A partir dessa análise discutem-se os conceitos de arte e estética (CROCE, 2001; FIORIN, 1999; HUISMAN, 1994), bem como o processo de leitura a partir da relação ilustrador-leitor sob a perspectiva da experiência da leitura mediada (ISER, 1979) e da semiótica (GREIMAS & FONTANILLE, 1993; GREIMAS, 2002). Ao final, procura-se apontar caminhos para responder à pergunta que originou esse estudo, de modo que a ilustração do livro infantil seja avaliada a partir da construção de sentido decorrente da relação leitor-texto no processo de leitura da ilustração.

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul

Doutor rm Letras.

Professora e pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul no PPGEd e PPGL.

Marília Forgearini Nunes, UFRGS

Mestre em Letras pela UNISC e doutoranda em Educação pela UFRGS

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Publicado

2013-04-25

Como Citar

Ramos, F. B., & Nunes, M. F. (2013). Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura. Educar Em Revista, 29(48), p. 251–263. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/24680

Edição

Seção

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