Escola de homens de ciências: a Academia Científica do Rio de Janeiro, 1772-1779

Autores

  • Vera Regina Beltrão Marques

Palavras-chave:

escolas de ciência, academias setecentistas, natureza brasílica, Science school, XVII Century Academies, Brazilian nature.

Resumo

O presente trabalho trata da Academia Científica do Rio de Janeiro como escola na qual formavam-se homens de ciências. Espaço de ensino e aprendizagem, caracterizava-se como um local no qual se observava a natureza, fazia-se experimentos, debatia-se achados, socializava-se informações e reflexões políticas, oportunizando formação teórico-prática aos seus partícipes. Funcionando como associação ligada ao vice-reinado, extrapolava o papel de subsidiar o Reino em temas atinentes à melhor exploração econômica da colônia, desempenhando também funções de cunho educativo ao possibilitar a circulação de uma cultura científica via aprendizado das ciências da natureza, denotando a chegada da ilustração em terras brasílicas.

School of science men: the Scientific Academy of Rio de Janeiro, 1772-1779

Abstract

This work focuses Scientific Academy of Rio de Janeiro as a school that graduated men of science. That was a teaching and learning place characterized by practices of nature observation, experiment making, discovering debate, information socialization and political thought, which gave opportunity of theoretic and practical formation to its participants. Working as an association linked to the Vice-Kingdom, the Academy extrapolated the role of producer of information related to the best economic exploration of the colony and developed functions of educative nature in a way it enabled circulation of a scientific culture related to natural sciences, denoting illustration arriving to Brazilian land.

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Publicado

2005-10-20

Como Citar

Marques, V. R. B. (2005). Escola de homens de ciências: a Academia Científica do Rio de Janeiro, 1772-1779. Educar Em Revista, 21(25), p. 39–57. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2237

Edição

Seção

Dossiê Temático