O professor como personagem e a escola como cenário: escola e sociedade em filmes norte-americanos (1955-1974)

Autores

  • Susana da Costa Ferreira

Resumo

Apresenta-se, neste, a análise crítica de quatro filmes norte-americanos que representam histórias de professores e de seu relacionamento com estudantes, comunidade e a administração escolar, focando as produções das décadas de 1950 a 1970, relacionadas ao contexto da Guerra Fria até as transformações dos anos 60 e a Guerra do Vietnã. A hipótese é a de que as escolas em que tais professores atuam, perpassadas pelos influxos históricos e culturais, pelos valores ideológicos e as determinações do currículo em cada período, possam ser vistas como pequenas réplicas ou microcosmos do American Way of Life. Por meio de analogias, os espectadores podem observar as mudanças dos valores que transformaram a sociedade norte-americana desde a era Eisenhower (anos 50) até a era Nixon (anos 70). A despeito de todas as mudanças e ao declínio da autoridade hierárquica, alguns valores fundantes servem como paradigmas mais ou menos estáveis nas representações do ambiente escolar. O individualismo e o mito da democracia, entre outros, parecem aplicarse a um modelo mais ou menos constante na cinematografia em questão.

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Como Citar

Ferreira, S. da C. (2003). O professor como personagem e a escola como cenário: escola e sociedade em filmes norte-americanos (1955-1974). Educar Em Revista, 19(22), p. 410–410. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2193

Edição

Seção

Resumos de Teses e/ou Dissertações