O professor como personagem e a escola como cenário: escola e sociedade em filmes norte-americanos (1955-1974)
Resumo
Apresenta-se, neste, a análise crítica de quatro
filmes norte-americanos que representam
histórias de professores e de seu relacionamento
com estudantes, comunidade
e a administração escolar, focando as produções
das décadas de 1950 a 1970, relacionadas
ao contexto da Guerra Fria até as
transformações dos anos 60 e a Guerra do
Vietnã. A hipótese é a de que as escolas em
que tais professores atuam, perpassadas
pelos influxos históricos e culturais, pelos
valores ideológicos e as determinações do
currículo em cada período, possam ser vistas
como pequenas réplicas ou
microcosmos do American Way of Life. Por
meio de analogias, os espectadores podem
observar as mudanças dos valores que
transformaram a sociedade norte-americana
desde a era Eisenhower (anos 50) até
a era Nixon (anos 70). A despeito de
todas as mudanças e ao declínio da autoridade
hierárquica, alguns valores fundantes
servem como paradigmas mais ou menos
estáveis nas representações do ambiente
escolar. O individualismo e o mito da democracia,
entre outros, parecem aplicarse
a um modelo mais ou menos constante
na cinematografia em questão.