Políticas para a educação superior no Brasil, em fase de transição
Palavras-chave:
políticas educacionais, Banco Mundial, universidades públicas, education politics, World Bank, public universities.Resumo
Este artigo apresenta um levantamento documental de políticas dos dois governos de Fernando Henrique Cardoso para a Educação Superior, comparando- as com propostas de campanha do governo Lula a respeito desse tema. O objetivo é que a análise possa contribuir para o acompanhamento das políticas do atual governo e necessárias cobranças. As fontes foram as duas propostas de FHC: Mãos à Obra, Brasil (1994) e Avança, Brasil (1998) e o plano de campanha do governo Lula: Plano de Educação: Uma escola do tamanho do Brasil (2002). Outro texto básico para a análise foi o intitulado: A Presença da Universidade Pública, organizado pela Comissão de Defesa da Universidade Pública, instituída junto ao Instituto de Estudos Avançados (IEA), por solicitação do Reitor da Universidade de São Paulo, no início de 1998. Pretendeu-se analisar criticamente os documentos, apoiando- se, ainda, em encaminhamentos políticos que vêm sendo tomados nesses primeiros meses do novo governo, de forma a explicitar rupturas e continuidades de propostas.
Policies for superior education in Brazil, transition stage
Abstract
This article presents a documental research related to policies for superior Education adopted by the two Fernando Henrique Cardosos governments, this material is compared to the same area proposal of Lulas presidential campaign. The objective is that this analysis can contribute to the attendance of the current governments politics and to necessary challenge. The sources are two FHCs proposals: Hands to the Work, Brazil (1994) and it Moves forward, Brazil (1998) and the plan presented in Lulas presidential campaign: Plan of Education: A school of the size of Brazil (2002). Other source is the text entitled: Presence of Public University, that was organized by the Commission of Defense of the Public University, together to the Institute of Advanced Studies (IEA), for request of the Rector of the University of São Paulo, in the beginning of 1998. It intends to make a critical analysis of documents, at the same time that it is supported by political routes that have been taken on the first months of the new government, in way to show ruptures and continuities of proposals.
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