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Políticas para a educação superior no Brasil, em fase de transição

Regina Maria Michelotto

Resumo



Este artigo apresenta um levantamento documental de políticas dos dois
governos de Fernando Henrique Cardoso para a Educação Superior, comparando-
as com propostas de campanha do governo Lula a respeito desse
tema. O objetivo é que a análise possa contribuir para o acompanhamento
das políticas do atual governo e necessárias cobranças. As fontes foram as
duas propostas de FHC: Mãos à Obra, Brasil (1994) e Avança, Brasil
(1998) e o plano de campanha do governo Lula: Plano de Educação: Uma
escola do tamanho do Brasil (2002). Outro texto básico para a análise foi o
intitulado: A Presença da Universidade Pública, organizado pela Comissão
de Defesa da Universidade Pública, instituída junto ao Instituto de Estudos
Avançados (IEA), por solicitação do Reitor da Universidade de São Paulo,
no início de 1998. Pretendeu-se analisar criticamente os documentos, apoiando-
se, ainda, em encaminhamentos políticos que vêm sendo tomados nesses
primeiros meses do novo governo, de forma a explicitar rupturas e continuidades
de propostas.

Policies for superior education in Brazil, transition stage

Abstract


This article presents a documental research related to policies for superior
Education adopted by the two Fernando Henrique Cardosos governments,
this material is compared to the same area proposal of Lulas presidential
campaign. The objective is that this analysis can contribute to the attendance
of the current governments politics and to necessary challenge. The sources
are two FHCs proposals: Hands to the Work, Brazil (1994) and it Moves
forward, Brazil (1998) and the plan presented in Lulas presidential
campaign: Plan of Education: A school of the size of Brazil (2002). Other
source is the text entitled: Presence of Public University, that was organized
by the Commission of Defense of the Public University, together to the
Institute of Advanced Studies (IEA), for request of the Rector of the
University of São Paulo, in the beginning of 1998. It intends to make a
critical analysis of documents, at the same time that it is supported by
political routes that have been taken on the first months of the new government,
in way to show ruptures and continuities of proposals.


Palavras-chave


políticas educacionais; Banco Mundial; universidades públicas; education politics; World Bank; public universities.

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