Open Journal Systems

O ensino dos anormaes preocupações em Coimbra e em Portugal no início do século XX

Aires Antunes Diniz

Resumo



Coimbra, no início do Século XX, era uma cidade muito dinâmica na discussão
das idéias pedagógicas. Estava nesse tempo muito bem ligada com a
ciência pedagógica que se fazia por todo o mundo. Havia dois jornais pedagógicos
que discutiam a profissão e a tecnologia educativa. Notava-se já a
presença das idéias da Escola Nova, que estava ligada ao estudo dos desvios
da normalidade psicológica. Decroly era bem conhecido e renascia entre
nós uma Pedagogia Especial a partir da análise e diagnóstico das deficiências,
obrigando à mudança do paradigma pedagógico. Esse processo era mais
evidente no ensino dos cegos e dos surdos, mas criou ainda a necessidade
social de protecção dos delinqüentes, que eram também crianças e jovens
em risco moral. Tudo mostrava Portugal como um país avançado e pioneiro
numa pedagogia especial. Foi o que infelizmente um novo tempo político
veio obstaculizar, mas isso é já o tema de outra investigação.

Abnormal education as a chief interest in Coimbra and Portugal in the beginning of the XX Century

Abstract


In the first years of the XX Century, Coimbra was a very dynamic town in
the social and scientific discussion of pedagogical ideas. Coimbra is well linked to an already Global Education Science. In Coimbra, there were
two pedagogical journals which discussed not only the teaching profession,
but also pedagogical theory and educational practices. We can already see
Escola Nova ideas well-linked to the psychological and sociological
research about deviance to normal behaviour. Decroly was well-known
among us and with him a Special Pedagogy was updated through the
analysis and diagnosis of disabilities and handicaps in children and young
people, leading to a new educational paradigm. The uprising of a new
educational process is clear not only in education of blind and deaf children,
but also in the creation of a social protection to the young people, sometimes
delinquent or people with only some moral and/or criminal deviance, that
are also children and young at moral risk. At that time, Portugal could be
seen as a pioneer and an advanced country in Special Education.
Unfortunately, a new political era is coming, putting barriers to this future.
But this is another idea for a new research.


Palavras-chave


paradigma pedagógico; deficiência física e psicológica; delinqüência; pedagogical paradigm; psychological and physical disability; delinquency.

Texto completo:

PDF DOI