Open Journal Systems

O que significa ter uma criança com deficiência mental na família?

Nara Liana Pereira Silva, Maria Auxiliadora Dessen

Resumo



A família desempenha um papel preponderante no processo de inserção e
adaptação da criança deficiente mental no contexto sociocultural. A literatura
tem mostrado similaridades e diferenças não só quanto aos modos
como as famílias se relacionam com sua criança com deficiência mental,
mas também quando comparadas com famílias de crianças com desenvolvimento
típico. Este artigo tem como objetivo descrever alguns aspectos
do funcionamento de famílias de crianças com deficiência mental,
comparando-os àqueles de famílias de crianças com desenvolvimento típico.
Ênfase é dada às relações entre os diferentes subsistemas familiares:
marido-esposa, genitores-criança e irmão-irmão, e suas implicações para
o desenvolvimento infantil. Conhecer a dinâmica das relações de famílias
de crianças com deficiência mental constitui o primeiro passo para a compreensão
do desenvolvimento e dos mecanismos de adaptação dessas famílias
às suas crianças. Mas, para compreender o funcionamento dessas
famílias, é preciso levar em consideração as descobertas recentes da genética
comportamental.

What does it mean to have a mentally retarded child in the family?

Abstract


The family plays an important role in the adaptation process of children
with mental retardation in the socio-cultural context. Literature has showed
us similarities and differences not only in the way that families have been
interacting with their mentally retarded child, but also between them and
families of typically developing children. So, this article aims to describe
some aspects of the family functioning of children with mental retardation
comparing them to those from families of children with a typical
development. We emphasize the relationships developed in different family
subsystems, i.e. husband-wife, parents-child, and child-sibling. In order
to understand the family development and adaptation process of children
with mental retardation, we need, firstly, to know how these families
function. However, to understand the family functioning we need to take
into account what we know about behavioural genetics nowadays.


Palavras-chave


deficiência mental; crianças pré-escolares; família; relações familiares; mental retardation; preschool children; family; family relations.

Texto completo:

PDF DOI