Convergência de recursos e mediação para inclusão digital: casos baianos

Autores

  • Barbara Coelho Neves Universidade Federal da Bahia
  • Edvaldo Souza Couto Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Educação e comunicação, Cibercultura, Inclusão digital, Mediação, Telecentros

Resumo

A partir dos estudos sobre a cibercultura, com ênfase na inclusão digital, o texto discute aspectos iniciais de uma pesquisa em desenvolvimento que procura aprofundar o tema da mediação e da convergência de recursos na inclusão digital no estado da Bahia. Temos como objeto os pontos de inclusão digital (PID) de três municípios baianos verificados como potenciais para adoção do modelo de acesso baseado em letramento. A abordagem do estudo é qualitativa, descritiva e analítica. O trabalho defende e conclui que pensar a inclusão digital a partir da convergência dos recursos e da mediação pode proporcionar um salto de qualidade na realidade dos telecentros públicos baianos.

Biografia do Autor

Barbara Coelho Neves, Universidade Federal da Bahia

Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Pesquisadora do GEC e do Laboratório Análise Mundial.

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia

Professor Associado do PPGEDU-UFBA, Brasil. Pesquisador bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico (CNPq). É também um dos coordenadores do GEC-FACED-UFBA .

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Publicado

2012-11-20

Como Citar

Neves, B. C., & Couto, E. S. (2012). Convergência de recursos e mediação para inclusão digital: casos baianos. Educar Em Revista, 28(46), p. 245–257. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21551

Edição

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