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Alternativas para o tratamento em saúde mental. Estratégias psicopedagógicas no atendimento a jovens portadores de distúrbios emocionais severos

Jamil Zugueib Neto

Resumo



O presente trabalho tem como objetivo apresentar estratégias clínicas como
alternativas ao internamento de crianças e jovens acometidos de distúrbios
emocionais severos. Sublinha-se a indissociabilidade que deve haver nessas
ações entre a pedagogia e a intervenção psicoterapêutica, aqui representada
pela orientação psicanalítica. Após a ilustração de um caso atendido
em escola especial, fundamentam-se os argumentos a partir das proposições
alinhavadas na 2ª e 3ª Conferência de Saúde Mental do Ministério
da Saúde. São propostas políticas de criação de espaços mais abertos,
inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS), que se harmonizem com as
demandas sociais, incentivando-se posições para um pensamento contrário
a uma visão da psiquiatria tradicional.

Alternatives for mental health treatment. Psycho-pedagogic strategies in therapy for teenagers with severe psychological disturbs

Abstract


The present work aims at showing clinic strategies as alternatives to the
admission at psychiatric hospitals of children and youngsters suffering
from severe emotional disturbance. Concerning these actions, we
emphasize the need of associating pedagogy and psychotherapeutic
interventions, here represented by psychoanalytical orientation. After
presenting a case that happened at a special school, our observations are
based on the 2nd and 3rd Ministry of Health Mental Health Conference
proposals. Such proposals are political and aim at creating opener spaces,
included in the Single Health System, in Brazil, according to social demands
and stimulating thoughts opposed to the traditional psychiatric point of
view.


Palavras-chave


doença mental; adolescentes; psicopedagogia; mental illness; adolescent; psycho-pedagogy.

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