Tecnologias digitais na educação: tendências

Autores

  • Margarete Axt
  • Edel Ern
  • Tânia Mara Galli Fonseca
  • Denise Balarine Cavalheiro Leite
  • Cleci Maraschin
  • Regina Maria Varini Mutti
  • Dinorá Fraga da Silva

Palavras-chave:

Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Tecnologias Digitais e Educação a Distância, Informática na Educação, E-learning communities, Information and Communication Technologies in Distance Education, Computer Learning Environments.

Resumo

O Projeto Interinstitucional Comunidades Virtuais de Aprendizagem Provia , integrando pesquisadores proponentes e seus respectivos grupos de pesquisa, originários de diferentes áreas do conhecimento e com problemas diferenciados de investigação, mas reunidos sob um mesmo eixo o dos efeitos das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação (NTCI) e da Informática Educativa (IE) e seus modos de subjetivação no amplo campo educativo , buscou constituir uma rede de pesquisas que reunisse iniciativas de avaliação inerentes a esta temática. O principal objetivo foi, então, a geração de conhecimento relevante na área específica, com vistas a contribuir para ações político-pedagógicas de inserção e de intervenção. Em outras palavras, o Provia pretendeu desafiar a reflexão crítica acerca das mudanças que estão ocorrendo na Educação (a Distância) no seu sentido mais abrangente, incluindo questões relativas aos modos de produção das subjetividades e aos rumos da nova sociedade do conhecimento.

E-learning technologies in education: some trends

Abstract

PROVIA Projeto Interinstitucional Comunidades Virtuais de Aprendizagem is an Interinstitutional Project for E-Learning Communities, supposed to joining and integrating researchers from different areas of knowledge, and as well their respective research groups, around a same intriguing investigative problem evaluation of what may be some effects the Information and Communication Technologies provoke when implicated with the Educational Field and their subjects. The aim has been to produce knowledge from different theoretical perspectives, so it may give relevant support to politicalpedagogical decisions and actions in (Distance) Education thought in its broad sense, including new ways in which subjectivity is conforming and knowledge is being produced.

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Como Citar

Axt, M., Ern, E., Fonseca, T. M. G., Leite, D. B. C., Maraschin, C., Mutti, R. M. V., & da Silva, D. F. (2003). Tecnologias digitais na educação: tendências. Educar Em Revista, 19(21), p. 237–264. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2150

Edição

Seção

Dossiê Temático