Tecnologias digitais na educação: tendências
Resumo
O Projeto Interinstitucional Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Provia , integrando pesquisadores proponentes e seus respectivos grupos
de pesquisa, originários de diferentes áreas do conhecimento e com
problemas diferenciados de investigação, mas reunidos sob um mesmo eixo
o dos efeitos das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação
(NTCI) e da Informática Educativa (IE) e seus modos de subjetivação no
amplo campo educativo , buscou constituir uma rede de pesquisas que
reunisse iniciativas de avaliação inerentes a esta temática. O principal objetivo foi, então, a geração de conhecimento relevante na área específica, com
vistas a contribuir para ações político-pedagógicas de inserção e de intervenção.
Em outras palavras, o Provia pretendeu desafiar a reflexão crítica acerca
das mudanças que estão ocorrendo na Educação (a Distância) no seu sentido
mais abrangente, incluindo questões relativas aos modos de produção das
subjetividades e aos rumos da nova sociedade do conhecimento.
E-learning technologies in education: some trends
Abstract
PROVIA Projeto Interinstitucional Comunidades Virtuais de Aprendizagem
is an Interinstitutional Project for E-Learning Communities, supposed
to joining and integrating researchers from different areas of knowledge, and
as well their respective research groups, around a same intriguing investigative
problem evaluation of what may be some effects the Information and
Communication Technologies provoke when implicated with the Educational
Field and their subjects. The aim has been to produce knowledge from
different theoretical perspectives, so it may give relevant support to politicalpedagogical
decisions and actions in (Distance) Education thought in its
broad sense, including new ways in which subjectivity is conforming and
knowledge is being produced.
Palavras-chave
Qualis A1
Publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Contatos: (55) 41- 3535-6207
E-mail: educar@ufpr.br
Contador ativo desde 10/09/2021