Open Journal Systems

Docência, vida cotidiana e mundo contemporâneo: que identidades e que estratégias de sobrevivência psicossocial estão sendo construídas?

Maria de Fátima Quintal de Freitas

Resumo



O presente trabalho objetiva fazer uma análise a respeito das repercussões
psicossociais que os desafios e dilemas, vividos cotidianamente pelos
docentes em suas práticas profissionais e em suas relações, têm em sua vida
profissional, familiar e pessoal, considerando-se em especial o processo de
construção de identidade e as alternativas de enfrentamento para tais dilemas.
Para isso, far-se-á o percurso seguindo três eixos complementares. O
primeiro refere-se à identificação de alguns elementos que nos permitem
compreender como está a vida concreta dos docentes, não apenas na dimensão
macro-social, mas considerando os aspectos micro-sociais que possibilitem
uma configuração ampla sobre o quadro atual cotidianamente vivido
pelo docente em seus locais de trabalho. Num segundo momento realiza-se
uma comparação a respeito destas condições com aquelas relativas à trajetória
de constituição desta profissão há alguns anos. Encaminha-se, então, a
discussão para uma análise sobre os processos psicossociais presentes nas relações entre docente, produto de seu trabalho e realidade na qual vive, com
vistas a elucidar os diferentes paradoxos com os quais têm de lidar dia a dia,
ao mesmo tempo em que lhe é exigido um desempenho que referende uma
identidade social prescrita, mas nem sempre coerente e viável às condições
de vida e de formação. E, finalizando, far-se-á uma discussão sobre possibilidades
de sobrevivência psicossocial diante deste quadro de naturalização
e conformismo para com a vida cotidiana.

Lecturing, everyday life and contemporary world: which identities and strategies of psychosocial surviving are being built?

Abstract


Under the psychosocial perspective, this work presents a discussion about
the challenges and dilemmas that are experienced daily by teachers, resulting
of a complex components assemblage linked thet start on the work conditions,
passing through the relations established with their work subject, and their
knowledge field, even how these teachers perceive themselves during this
process, and what kind of meaning they assign to it along their lives. Following
the social psychology theoretical shape, under the materialism basis, focused
on the mans psychosocial construction departing from his life, and his
interactions stablished with another social actors. Recently data related to
the teaching work relationships are presented, in terms of the work admission
and stability according to the gender, age, and career experience, and also
how does this reflect over the development process of his identity and social
awareness. This analysis indicates the paradoxes existence, contemporarely
tough by the changings occured in the works world, and which inflences
brought self-image results that the teacher builts on his own, and in what
kind of interaction he establishes with his peers. The analytic proposals
allow to identify teachers five daily life conflicts related to interaction and
expectation between gender and social demands, relationship among teacher
as a social actor and the nature of his work subject, school culture, teachers
culture, and the otherculture, prescribed work and feasible work, and
solidified identity and ongoing change identity. It is discussed the process of
building the teacher identity in front of the current challenges and paradoxes that teachers are compelled to experience and face everyday in their work
and personal relationships, such as violence, abuse, low incomes, as well as
personal and professional depreciation. It is intended a consideration in
terms of searching alternatives that could be regarded also during the future
teachers process of graduation and professional formation.


Palavras-chave


identidade psicossocial; significados sociais e vida diária; naturalização de processos da vida diária; identidade do professor; participação diária; Psychosocial identity; social meanings and daily life; naturalization processes of the daily life; teache

Texto completo:

PDF DOI