Percepção de professoras de ensino médio e fundamental sobre a homofobia na escola em Santa Maria (Rio Grande do Sul /Brasil)

Autores

  • Zulmira Newlands Borges Universidade Federal de Santa Maria
  • Guilherme Rodrigues PassamanI Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Mariane Inês Ohlweiler Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Muriel Bulsing Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Santa Maria (UAB/UFSM).

Resumo

Em pesquisa com escolas estaduais na cidade de Santa Maria (RS), em que entrevistamos 20 professoras, observou-se que não existe a preocupação formal com questões de sexualidade na escola. Discriminações e brincadeiras em torno dos que são ou parecem ser homossexuais são geralmente ignoradas. Professoras entrevistadas relatam grandes dificuldades em tratar o tema homofobia em sala de aula. Os dados indicam que é necessário um trabalho educativo com diretoras de escolas e com orientadoras pedagógicas para que estas sejam sensibilizadas para a questão e possam dar suporte para as professoras que tomam para si a tarefa de abordar temas como a homofobia.

Palavras-chave: homofobia; sexualidade; educação; escola.

Biografia do Autor

Zulmira Newlands Borges, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Antropologia Social (1998). Professora do Departamento de Ciências Sociais e do Mestrado em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS, 2007). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Gênero e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (GEPACS/UFSM), Brasil

Guilherme Rodrigues PassamanI, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS-CPNV). Mestre em História-Latino-Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel e licenciado em Ciências Sociais e História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa em Inclusão e Diversidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (GPIDI/UFMS), Brasil

Mariane Inês Ohlweiler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Muriel Bulsing, Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Santa Maria (UAB/UFSM).

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e graduanda de Licenciatura em Sociologia na modalidade a distância pela Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Santa Maria (UAB/UFSM). Assistente desta pesquisa com bolsa de iniciação científica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Brasil

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Publicado

2011-04-29

Como Citar

Borges, Z. N., PassamanI, G. R., Ohlweiler, M. I., & Bulsing, M. (2011). Percepção de professoras de ensino médio e fundamental sobre a homofobia na escola em Santa Maria (Rio Grande do Sul /Brasil). Educar Em Revista, 27(39), p. 21–38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21409

Edição

Seção

Dossiê Temático