Professores, tecnologias digitais e a distração concentrada

Autores

  • Vânia Gomes Zuin UFSCar
  • Antônio Álvaro Soares Zuin UFSCar

Palavras-chave:

Teoria Crítica, Indústria Cultural, Memória, Tecnologias Digitais, Distração Concentrada

Resumo

Os estudos das influências das novas tecnologias, presentes tanto na formação docente quanto em sua prática, têm sido objeto de muitas pesquisas na área de educação. Diante desse quadro, tem-se como objetivo investigar o modo como as novas tecnologias modificam a prática docente, principalmente no contexto atual em que predomina a chamada distração concentrada nos processos de ensino e aprendizagem. Parte-se do pressuposto de que refletir sobre as relações entre tais tecnologias, os professores e os processos de ensino e aprendizagem implica considerar a redefinição imagética do professor, bem como dos métodos historicamente empregados para promover a disciplina e a concentração entre os estudantes.

Biografia do Autor

Vânia Gomes Zuin, UFSCar

Bacharel e licenciada em Química pela Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP - 1993), mestre em Ciências (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (IQSC-USP - 1997), doutora em Ciências (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (IQSC-USP - 2001) com estágio doutoral em Química Analítica - Universitá degli Studi di Torino - Itália (2001). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP - 2010). Pós-doutora em Química pela Universidade de São Paulo (IQSC-USP - 2004), e pelo Centro de Pesquisas Ambientais - Helmholtz-Zentrum für Umweltforschung / UFZ - Alemanha (2005), com apoio da fundação Alexander von Humboldt (AvH). Atualmente é professora doutora da Universidade Federal de São Carlos junto ao Departamento de Química (Adjunta II), credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Química e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Química e Educação, com ênfase em Ciências do Ambiente (Química Verde) e Educação Química (Ambientalização Curricular, Abordagem CTSA e Teoria Crítica).

Antônio Álvaro Soares Zuin, UFSCar

Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), com estágio doutoral em Filosofia da Educação na Universidade Johann Wolfgang Goethe em Frankfurt am Main, Alemanha. Este estágio foi financiado com recursos do convênio entre o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico/ DAAD e CAPES (1996-1997). Pós-Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de Leipzig, Alemanha, sob supervisão do prof. Christoph Türcke. Esse estágio obteve financiamento na forma de bolsas de estudos da CAPES e da FAPESP (2004-2005). Professor-associado do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2003, atualmente com o nível 1 C. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Indústria Cultural, Teoria Crítica, Violência e Educação, Novas Tecnologias e Educação.

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Como Citar

Zuin, V. G., & Zuin, A. Álvaro S. (2011). Professores, tecnologias digitais e a distração concentrada. Educar Em Revista, 27(42), p. 213–228. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21226

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