Diretores de escolas públicas: aspectos do trabalho docente

Autores

  • Ângelo Ricardo de Souza Universidade Federal do Paraná
  • Andréa Barbosa Gouveia Universidade Federal do Paraná

Resumo

O artigo, inicialmente, apresenta uma discussão sobre alguns aspectos do trabalho docente concernente à função de diretor escolar na educação pública brasileira. Considera, para tanto, elementos conceituais como a definição da função dirigente escolar e as respectivas noções de carreira e remuneração, cotejadas às diferentes faces desse tipo de trabalho. Na segunda parte, o texto mostra uma análise sobre os diretores escolares no Brasil e no Paraná, sendo que para aqueles toma dados da base nacional do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB de 2007 –, e para estes utiliza uma base de dados própria dos autores, construída com respostas a questionário aplicado aos diretores que participaram do programa de formação Escola de Gestores, na modalidade EAD, entre 2008 e 2009, na Universidade Federal do Paraná.

Biografia do Autor

Ângelo Ricardo de Souza, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação. Professor do Núcleo de Políticas Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

Andréa Barbosa Gouveia, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação. Professora do Núcleo de Políticas Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR.

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Como Citar

Souza, Ângelo R. de, & Gouveia, A. B. (2010). Diretores de escolas públicas: aspectos do trabalho docente. Educar Em Revista, 1, p. 173–190. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20471

Edição

Seção

Dossiê Temático