O desempenho no trabalho dos educadores canadenses: o peso relativo da tarefa, as condições de ensino e as relações entre alunos e equipe pedagógica

Autores

  • Claude Lessard Universidade de Montreal
  • Pierre Canisius Kamanzi Universidade de Montreal
  • Milène Larochelle Universidade de Montreal

Resumo

A evolução tanto da população escolar quanto das numerosas responsabili­dades do papel do educador incita os pesquisadores a questionarem sobre o estado do corpo docente. Neste artigo, a partir de dados empíricos recentes obtidos entre os educadores canadenses (2006), nos interessamos pelo desempenho dos educadores nesse trabalho complexo e em plena evolução que é o ensino, como também pelos fatores que explicam sua variação. De modo geral, os resultados obtidos mostram que o rendimento do trabalho dos educadores está associado de modo significativo à carga de trabalho e às condições de trabalho, mas também igualmente às relações sociais que cercam o exercício cotidiano da profissão. O exame atento dos resultados nos leva a concluir que a influência das relações sociais é mais importante que aquela das condições de trabalho. Mais particularmente, as relações com os alunos exercem uma influência claramente mais significativa que outros fatores estudados: quanto mais as relações são gratificantes, ao menos segundo a percepção dos educadores, mais os professores têm a tendência de atribuir um desempenho positivo à profissão. E, por outro lado, as relações difíceis com os alunos têm um efeito nefasto sobre a ex­periência profissional dos educadores. O mesmo se dá, ainda que em menor grau, no que se refere à qualidade das relações com os outros membros da equipe pedagógica.

 

Biografia do Autor

Claude Lessard, Universidade de Montreal

 Pesquisador do Centre de Recherche Interuniversitaire sur La Formation et la Profession Enseignante (CRIFPE) - Montreal. Titular da Cadeira de Pesquisa da Universidade de Montreal sobre os trabalhos da Área de Educação. Faculdade das Ciências da Educação - Universidade de Montreal. C.E.P. 6128, Centro, Montreal (Québec) H3C 3J7. Email: claude.lessard@umontreal.ca

Pierre Canisius Kamanzi, Universidade de Montreal

 Agente de Pesquisa (CRIFPE). Cadeira de Pesquisa da Universidade de Montreal sobre os trabalhos da Área de Educação. Faculdade das Ciências da Educação - Universidade de Montreal, C.E.P. 6128, Centro, Montreal (Québec) H3C 3J7. E-mail: pierre.canisius.kamanzi@umontreal.ca

 

 

Milène Larochelle, Universidade de Montreal

 Agente de Pesquisa (CRIFPE). Cadeira de Pesquisa da Universidade de Montreal sobre os trabalhos da Área de Educação. Faculdade das Ciências da Educação - Universidade de Mon­treal, C.E.P. 6128, Centro, Montreal (Québec) H3C 3J7. E-mail: mylene.larochelle@umontreal.ca

 

Downloads

Como Citar

Lessard, C., Kamanzi, P. C., & Larochelle, M. (2010). O desempenho no trabalho dos educadores canadenses: o peso relativo da tarefa, as condições de ensino e as relações entre alunos e equipe pedagógica. Educar Em Revista, 1, p. 77–99. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20465

Edição

Seção

Dossiê Temático