Da modernidade em Walter Benjamin: crítica, esporte e escritura histórica das práticas corporais

Autores

  • Alexandre Fernandez Vaz

Palavras-chave:

Benjamin, História do Esporte, Filosofia da História, Sport History, Philosophy of History, Sport.

Resumo

Neste texto ocupo-me de alguns aspectos da teoria da modernidade e da filosofia da história de Walter Benjamin, tendo como ponto de fuga a presença do esporte e algumas possíveis contribuições/implicações para uma escritura crítica de sua história. Para isso tomei como referência central duas das principais obras do Autor, A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica e sobre o conceito de História. Do primeiro texto analiso a concepção de obra de arte, sua reprodutibilidade moderna e sua relação com o esporte, além de fazer alguns comentários sobre a posição do corpo na crítica de Benjamin ao futurismo. Do segundo texto analiso aspectos da filosofia da história de Benjamin. Por fim, problematizo algumas questões para a historiografia da Educação Física/Ciências do Esporte, que dizem respeito a um conceito de história que deve levar em conta a dialética entre progresso e regressão.

Abstract

In this paper, I report the research results on Walter Benjamin´s Philosophy of History and its possible contributions to a Sports history. Two essays were specially analysed, Das Kunstwerk im Zeitalter seier techische Reproduzierarkei and Über den Begriff der Geschichte. From the first one, the following are shown: some aspects of Benjamin´s Futurism criticism and its body consideration. From the second one some aspects of Benjamin Philosophy are analysed. After that, some history concepts of Sports Scients are debated.

Downloads

Como Citar

Vaz, A. F. (2000). Da modernidade em Walter Benjamin: crítica, esporte e escritura histórica das práticas corporais. Educar Em Revista, 16(16), p. 61–79. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2037

Edição

Seção

Dossiê Temático