Consciência fonológica e linguagem escrita: efeitos de um programa de intervenção

Autores

  • Maria José dos Santos Universidade Federal de Góias - Campus de Catalao
  • Maria Regina Maluf Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

A consciência fonológica, entendida como habilidade de reflexão e manipulação dos sons da fala, está relacionada ao êxito na aquisição da linguagem escrita. Esta pesquisa teve como objetivos avaliar a eficácia de um programa de intervenção para desenvolver habilidades metafonológicas e facilitar a aprendizagem da escrita em crianças falantes do português do Brasil. Participaram 90 crianças de 5 a 6 anos que frequentavam classes de alfabetização. Foi utilizado delineamento quase experimental em três fases: pré-teste, intervenção e pós-teste, com aplicação de provas às crianças. Os resultados mostraram que as habilidades metafonológicas têm papel facilitador no início do processo de aquisição da linguagem escrita e podem ser desenvolvidas por meio de programas de intervenção em diferentes condições de aplicação.

Biografia do Autor

Maria José dos Santos, Universidade Federal de Góias - Campus de Catalao

Doutora em Psicologia da Educação. Professora da Universidade Federal de Goiás no Campus Catalão.

Maria Regina Maluf, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora pela

 

Universite Catholique de Louvain, Bélgica. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação.

Downloads

Publicado

2010-12-24

Como Citar

Santos, M. J. dos, & Maluf, M. R. (2010). Consciência fonológica e linguagem escrita: efeitos de um programa de intervenção. Educar Em Revista, 26(38), p. 57–71. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20313

Edição

Seção

Dossiê Temático