Competência metalinguística antes da escolarização formal
Resumo
A proposta do artigo é explorar a relação entre habilidades linguísticas e
metalinguísticas, tanto antes da escolarização formal como nos primeiros
anos escolares, e discutir o conceito de metalinguagem sob a perspectiva
de diferentes disciplinas: a linguística e a psicologia. No que se refere à
relação entre o conhecimento linguístico e metalinguístico, discute-se a
diferenciação de habilidades decorrentes do uso da linguagem e habilidades
de reflexão consciente sobre as estruturas e funcionamento da linguagem.
Apesar dessa diferenciação, o estudo ressalta a importância do desenvolvimento linguístico para o desenvolvimento das competências metalingüísticas que serão requeridas durante a aprendizagem formal da leitura e escrita. Quanto às diferentes perspectivas de estudo da metalinguagem, o artigo explica que enquanto a linguística está interessada em detectar palavras que se referem exclusivamente a outras palavras ou classes de significados, tendo como base o significante já existente no uso da língua; a psicologia busca a compreensão da atividade metalinguística, sob o ponto de vista do sujeito, através da manipulação reflexiva da linguagem. Por fim, ressalta-se a importância de tais aquisições para o sucesso na aprendizagem nos anos iniciais da alfabetização.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.