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Competência metalinguística antes da escolarização formal

Antonio Roazzi, Raffaela Asfora, Bianca Queiroga, Maria da Graça Dias

Resumo


A proposta do artigo é explorar a relação entre habilidades linguísticas e

metalinguísticas, tanto antes da escolarização formal como nos primeiros

anos escolares, e discutir o conceito de metalinguagem sob a perspectiva

de diferentes disciplinas: a linguística e a psicologia. No que se refere à

relação entre o conhecimento linguístico e metalinguístico, discute-se a

diferenciação de habilidades decorrentes do uso da linguagem e habilidades

de reflexão consciente sobre as estruturas e funcionamento da linguagem.

Apesar dessa diferenciação, o estudo ressalta a importância do desenvolvimento linguístico para o desenvolvimento das competências metalingüísticas que serão requeridas durante a aprendizagem formal da leitura e escrita. Quanto às diferentes perspectivas de estudo da metalinguagem, o artigo explica que enquanto a linguística está interessada em detectar palavras que se referem exclusivamente a outras palavras ou classes de significados, tendo como base o significante já existente no uso da língua; a psicologia busca a compreensão da atividade metalinguística, sob o ponto de vista do sujeito, através da manipulação reflexiva da linguagem. Por fim, ressalta-se a importância de tais aquisições para o sucesso na aprendizagem nos anos iniciais da alfabetização.


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