Autoestima e desempenho escolar em matemática: contribuições teóricas sobre a problematização das relações entre cognição e afetividade

Autores

  • Izabel Hazim UFRN
  • Cristina Frade UFMG
  • Jorge Tarcísio da Rocha Falcão UFRN

Resumo

Este estudo investigou conexões existentes entre aspectos afetivos e cog­nitivos no contexto da aprendizagem escolar, notadamente em termos das relações entre autoestima e desempenho em matemática. Participaram do estudo vinte alunos do Ensino Fundamental II (5ª. Série) de uma escola pública da cidade de Recife PE. O estudo foi realizado em duas etapas: 1. Aplicação do teste HTP aos alunos participantes, com o objetivo de identificar o nível de autoestima dos mesmos. Ao final desta etapa foram constituídas duplas homogêneas e heterogêneas contemplando as variáveis gênero e nível de autoestima. 2) Resolução em duplas de instrumento de avaliação matemática. Os dados foram analisados partindo-se de técnicas categoriais e multidimensionais. Observou-se que o nível alto de au­toestima relaciona-se a padrões de interação forte entre os componentes da dupla e ao desempenho matemático sem dificuldades. O nível baixo de autoestima vincula-se a padrões de interação fraco e ao desempenho matemático caracterizado por dificuldades. Tais dados são discutidos no contexto da teorização acerca das relações entre cognição e afetividade, bem como em termos de seus desdobramentos para a prática escolar de ensino da matemática.

Palavras-chave: Autoestima; desempenho escolar em matemática; cog­nição; afetividade.

Biografia do Autor

Izabel Hazim, UFRN

Doutora em Psicogia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco, linha de pesquisa neuropsicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Departamento de psicologia - Centro de Ciências Humanas e Artes (CCHLA)-Universdiade Federal do Rio Grande do Norte.

 

Cristina Frade, UFMG

Doutora em Educação pela UFMG, linha de pesquisa em educação matemática. Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Jorge Tarcísio da Rocha Falcão, UFRN

Doutor em psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento pela Université de Paris 5/ René Descartes/ Sorbonne, linha de pesquisa em competências cognitivas complexas na escola e no trabalho. Departamento de psicologia – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2010-05-27

Como Citar

Hazim, I., Frade, C., & Falcão, J. T. da R. (2010). Autoestima e desempenho escolar em matemática: contribuições teóricas sobre a problematização das relações entre cognição e afetividade. Educar Em Revista, 26(36), p. 39–54. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17579

Edição

Seção

Dossiê Temático