Contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação

Autores

  • Aurino Lima Ferreira UFPE
  • Nadja Maria Acioly-Régnier Université René Descartes - Paris V Sorbonne

Resumo

O presente artigo versa sobre as contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Situa e define os complexos afetivos e cognitivos na teoria waloniana e destaca a noção de pessoa engajada como síntese fundamental para o entendimento da relação entre afetividade e cognição no campo educacional. Busca ainda apontar a importância da visão dialética e humanista da pessoa completa de Wallon para as práticas educacionais e retoma a ideia de “circularidade fundamental” de Francisco Varela para atualizar a visão de Wallon sobre a não separatividade entre homem e mundo. Palavras-chave: afetividade; cognição; educação; Henri Wallon; circu­laridade fundamental.

Biografia do Autor

Aurino Lima Ferreira, UFPE

Professor do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais – Universidade Fe­deral de Pernambuco (UFPE); pesquisador associado do Pôle de recherche école & société - Institut Universitaire de Formation des Maîtres de Lyon – IUFM– France.

Nadja Maria Acioly-Régnier, Université René Descartes - Paris V Sorbonne

Doutora em Psicologia – Université René Descartes - Paris V Sorbonne. Responsável do setor Pesquisa do Departamento de Ciências Humanas e Sociais do Institut Universitaire de Formation des Maîtres de Lyon-Pôle école et société – Université Claude Bernard Lyon 1 – France Laboratoire SIS (Santé Individu Société) – Université Lumière Lyon 2 – France

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Publicado

2010-05-26

Como Citar

Ferreira, A. L., & Acioly-Régnier, N. M. (2010). Contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Educar Em Revista, 26(36), p. 21–38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17577

Edição

Seção

Dossiê Temático