Formação continuada de professores inseridos em contextos educacionais inclusivos

Autores

  • Gilmar de Carvalho Cruz UNICENTRO

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Formação Continuada, Políticas Educacionais

Resumo

O estudo objetivou: a) compreender como professoras lidam com a proposta de inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades especiais no contexto da Educação Física; b) analisar o processo de implementação de um programa de formação continuada junto a essas professoras. Participaram vinte professoras da rede municipal de ensino de uma cidade paranaense. Foram realizadas entrevistas coletivas e observações de aulas ministradas pelas participantes. Os resultados encontrados indicam que: a) a despeito de suas formações iniciais, as professoras elaboram alternativas de intervenção favoráveis à inclusão escolar; b) professores devem assumir a condição de protagonistas em programas de formação continuada.

Biografia do Autor

Gilmar de Carvalho Cruz, UNICENTRO

Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Áreas de atuação: Educação; Educação Especial; Educação Física.

Downloads

Como Citar

Cruz, G. de C. (2011). Formação continuada de professores inseridos em contextos educacionais inclusivos. Educar Em Revista, 27(42), p. 229–243. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16993

Edição

Seção

Demanda Contínua