Pedagogia: concepções e práticas em transformação.

Autores

  • Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula UEPG
  • Érico Ribas Machado

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das concepções educacionais do curso de Pedagogia voltadas para a formação social do Educador ao longo dahistória. Neste curso, ainda não existe uma clareza em relação a sua identidade. Os documentos oficiais e algumas entidades representativas priorizam a docência como base de formação, outras priorizam o Pedagogo como cientista da educação. Nas últimas décadas no Brasil, surgiu a Educação Popular, precursora da Pedagogia Social, que aborda o trabalho com os grupos sociais historicamente excluídos e valoriza a diversidade cultural nos processos de Educação Não Formal. Este artigo faz parte de uma pesquisa que analisa os documentos e produções bibliográficas a respeito das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, instituída pela Resolução CNE/CP n. 1 de 15/05/2006. Percebe-se nas produções acadêmicas analisadas, que existem avanços no sentido de uma abordagem mais social no aspecto de formação nos cursos de Pedagogia. Mas, ao mesmo tempo, existem incoerências na base de formação dos profissionais, pois a ênfase na docência restringe sua atuação. Esses estudos revelaram que a Pedagogia tem tornado-se, ainda que superficialmente, mais social e a Educação Popular tem tido a necessidade de organizar o seu trabalhode forma mais pedagógica. Ou seja, a Pedagogia Social tem surgido como instrumento da Educação para atender às novas demandas da sociedade e formar o Educador Social como o seu agente transformador.

Biografia do Autor

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, UEPG

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Érico Ribas Machado

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista CNPq

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Como Citar

Paula, E. M. A. T. de, & Machado, Érico R. (2009). Pedagogia: concepções e práticas em transformação. Educar Em Revista, 25(35), p. 223–236. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16732

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