Educação Sexual: ética, liberdade e autonomia

Autores

  • Helena Altmann UNICAMP
  • Carlos José Martins UNESP

Resumo

O objetivo desse artigo é refletir sobre o tema da educação sexual à luz dos conceitos de ética, liberdade e autonomia. Na perspectiva aqui adotada, não se trata de definir a priori conceitos que nos dariam uma grade de categorias que pudessem estabelecer o que é ético e o que não é ético. Tão somente, não se trata de estabelecer um critério distintivo do que seja moral e, por conseguinte, prescritivo e normativo, do que é princípio ético, objeto de livre escolha dos indivíduos e, portanto, emblema de sua autonomia. Trata-se de remeter os problemas éticos à dinâmica imanente das práticas sociais. Considerando a ética como uma prática refletida da liberdade, trata-se de exercitar tal prática, encorajando os/as atores/as a debater em torno das decisões e escolhas a serem feitas. Deste modo, esse artigo se volta para as seguintes questões: De que forma poderia a sexualidade ser trabalhada na escola a partir de uma ética como prática da liberdade e não de uma moral prescritiva? Como poderia um trabalho de educação sexual produzir reflexão e autonomia? Tais questões serão abordadas a partir da análise de uma atividade de educação sexual, sobre o tema da paternidade, desenvolvida em uma escola.

Palavras-chave: educação sexual; ética; escola; sexualidade; gênero.

Biografia do Autor

Helena Altmann, UNICAMP

Doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora na UNICAMP, altmann@fef.unicamp.

br

Carlos José Martins, UNESP

Doutor em Filosofia pela UFRJ. Professor na UNESP – Rio Claro, carlosjmartins@hotmail.com

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Como Citar

Altmann, H., & Martins, C. J. (2009). Educação Sexual: ética, liberdade e autonomia. Educar Em Revista, 25(35), p. 63–80. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16724

Edição

Seção

Dossiê Temático