O corpo nas atualizações do racismo contemporâneo

Autores

  • Viviane Castro Camozzato UFRGS

Palavras-chave:

Corpo, Norma, Diferença, Racismo.

Resumo

Analiso o conceito de racismo a partir de suas relações com o tema dos discursos corporais e sua centralidade na produção dos sujeitos contemporâneos. Atravessa esta discussão a problemática de que o processo de investimento e valorização do corpo não pode ser apartado de todas as discussões suscitadas pelo crescente investimento sobre a vida advinda pelo biopoder – um poder que se pauta por “fazer viver e deixar morrer” e que também implica, no caso das discussões empreendidas neste artigo, em práticas racistas que envolvem a apartação dos nomeados como “diferentes” numa desenfreada busca pela “pureza”, referida nas escritas analisadas como sendo uma característica de pessoas “magras” em oposição às “gordas”. Discuto, portanto, a existência de atualizações do racismo no contemporâneo quando se trata de matar também pelas palavras, silêncios, julgamentos morais, em suma, pelas construções diferenciais dos “outros” em prol das referências-identitárias.

Biografia do Autor

Viviane Castro Camozzato, UFRGS

Pedagoga, Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO). Bolsista do CNPq - Brasil.

Downloads

Publicado

2011-09-26

Como Citar

Camozzato, V. C. (2011). O corpo nas atualizações do racismo contemporâneo. Educar Em Revista, 27(41), p. 165–180. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15884

Edição

Seção

Demanda Contínua