Open Journal Systems

O ensino das principais características das serpentes peçonhentas brasileiras: avaliação das literaturas didáticas no Ensino Fundamental do Município do Rio de Janeiro

Everaldo Santanta Silva, Rosany Bochner, Aníbal Rafael Melgarejo Giménez

Resumo


 

O estudo zoológico realizado no Ensino Fundamental se apresenta como motivo de alto interesse por parte dos alunos. Dentre os grupos, os ofídios despertam grande fascínio em questões particulares, principalmente no questionamento sobre a classificação de serpentes peçonhentas. Com a preocupação de apontar os fatores prejudiciais no processo de aprendizado da temática,   usou-se   um   questionário   investigativo de   identificação   de características fisiomorfológicas com o objetivo de avaliar as literaturas didáticas sob a ótica do ensino das principais características das serpentes peçonhentas brasileiras, traçando um paralelo da influência direta que tais livros exercem sobre o conhecimento adquirido nos discentes analisados.

 


Palavras-chave


Livros didáticos; Educação; Ofidismo; Serpentes; Peçonhentas

Texto completo:

PDF DOI