Cultura Material da Escola: entram em cena as carteiras

Autores

  • Raquel Xavier de Souza Castro Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Vera Lucia Gaspar da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

carteiras escolares, cultura material da escola, métodos de ensino, mobiliário escolar.

Resumo

Carteiras escolares: objeto de pesquisa sobre a história da cultura material da escola catarinense. A intenção deste artigo é apresentar alguns resultados referentes a essa pesquisa.

Com o trabalho, busca-se identificar aspectos que caracterizem este mobiliário no início da organização das escolas primárias em Santa Catarina. Fontes da pesquisa: legislação, pareceres de professores, relatórios de inspetores, receitas de compras da então Província, além de ícones da época. O advento do ensino da escrita como tarefa escolar é um divisor de águas na configuração material do espaço escolar. A reflexão é balizada por referências a métodos de ensino, considerados articuladores da presença ou alteração de determinado mobiliário no interior das salas de aula. Em termos teóricos, tem se mobilizado um repertório que incide particularmente na história da educação, na cultura material da escola e em referências aos inícios da escolarização, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.

Biografia do Autor

Raquel Xavier de Souza Castro, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Educação

Vera Lucia Gaspar da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Doutora da Universidade do Estado de Santa Catarina

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Publicado

2011-04-29

Como Citar

Castro, R. X. de S., & Gaspar da Silva, V. L. (2011). Cultura Material da Escola: entram em cena as carteiras. Educar Em Revista, 27(39), p. 207–224. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15080

Edição

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