Sobre a formação de professores para a disciplina Educação Física em Santa Catarina (1937-1945): ciência, controle e ludicidade na educação dos corpos

Autores

  • Ticiane Bombassaro UFSC
  • Alexandre Fernandez Vaz

Resumo

As décadas de 1930 e 1940 configuram no Brasil uma tentativa de modernização e construção de uma identidade nacional. A prática dos exercícios físicos nas escolas foi concebida como política de construção de cidadãos saudáveis e produtivos que correspondessem ao projeto que se inaugura com o estímulo à industrialização no país. Esperava-se que ocorresse uma mudança “civilizadora” no comportamento, gerida pela escola dos anos 1930, em virtude da formação do Estado e da construção de uma “segunda natureza” altamente controlada por dispositivos disciplinares, dentre eles a Educação Física Escolar.  Santa Catarina seguiu o enredo das preocupações nacionais, instituindo a Escola de Educação Física do Estado, cujo objetivo era formar professores dessa disciplina, além de desenvolver, orientar e unificar a sua prática em todos os estabelecimentos de ensino. A pesquisa investigou a crescente importância da cultura corporal, estudando as prescrições para a prática da disciplina presentes na Revista de Educação (1937-1938) e em Relatórios da Inspetoria de Educação Física do Estado. Foram identificados três eixos que merecem destaque e estão articulados entre si: bases científicas das lições, controle das emoções ou disciplina moral, caráter lúdico pela prática de jogos. Tais eixos resumiam a funções atribuídas à Educação Física: modelagem do cidadão nacional, potencializando força física e disciplinando-o moralmente. 

Biografia do Autor

Ticiane Bombassaro, UFSC

Mestre e Doutoranda em Educação pela UFSC, bolsista CNPq.Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea(CED/UFSC/UFPR/CNPq).Florianópolis, SC.Brasil.E-mail: ticib@bol.com.br

Alexandre Fernandez Vaz

Doutor pela Universidade de Hannover, professor dos Programas de Pós-graduação em Educação, Interdisciplinar em Ciências Humanas e Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coord. do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (CED/UFSC/UFPR/CNPq). Pesquisador CNPq. Florianópolis,SC.Brasil. E-mail:alexfvaz@oq.cnpq.br

Downloads

Publicado

2009-08-17

Como Citar

Bombassaro, T., & Vaz, A. F. (2009). Sobre a formação de professores para a disciplina Educação Física em Santa Catarina (1937-1945): ciência, controle e ludicidade na educação dos corpos. Educar Em Revista, 25(33), p. 111–128. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15064

Edição

Seção

Dossiê Temático