Discutindo a aprendizagem sob a perspectiva da teoria ator-rede

Autores

  • Maria de Fatima Aranha de Queiroz e Melo Universidade Federal de São João del Rei

Palavras-chave:

Aprendizagens, Teoria Ator-Rede, Psicologia.

Resumo

 Neste trabalho, discutimos as aprendizagens como um fenômeno dinâmico e multifacetado, produto de uma série de condições que emergem numa causalidade em redes, tomando o corpo enquanto uma instância mediadora que se afeta como um todo nas interações com o mundo.  Apoiamo-nos no conceito de tradução defendido pela Teoria Ator-Rede, buscando seus desdobramentos no campo da Psicologia para entender a construção das identidades como apostas sempre provisórias das mesclas de materialidade e socialidade que vão se processando ao longo das biografias dos humanos. Valemo-nos dos princípios Stengers-Despret, atualizados por Latour, apontando para uma epistemologia política alternativa ao fazer uma reflexão sobre o ensinar, o aprender e construir conhecimento: enquanto um processo necessariamente vinculado e sintonizado com outros; enquanto uma empreitada de riscos que leva em conta, como estratégia de sobrevivência, as recalcitrâncias em humanos e não humanos; que oferece ocasiões para diferir num movimento em que todos os envolvidos se modificam pelos efeitos que causam reciprocamente uns nos outros; enquanto uma prática plural e inclusiva, tendo, finalmente, um mundo comum como o objetivo maior destas construções.

Biografia do Autor

Maria de Fatima Aranha de Queiroz e Melo, Universidade Federal de São João del Rei

Graduada em Psicologia pela UFRJ com mestrado em Educação pela PUC-Rio e doutorado em Psicologia Social pela UERJ. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del Rei, membro do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (LAPIP), coordenadora da Brinquedoteca da UFSJ.

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Publicado

2011-04-29

Como Citar

Queiroz e Melo, M. de F. A. de. (2011). Discutindo a aprendizagem sob a perspectiva da teoria ator-rede. Educar Em Revista, 27(39), p. 177–190. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/14548

Edição

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