O papel da escola e do professor numa situação de não aprendizagem: o que dizem as crianças?

Autores

  • Taislene Guimarães UNESP
  • Eliane Giachetto Saravali UNESP

Palavras-chave:

Tópicos Específicos de Educação

Resumo

O artigo apresenta dados parciais de uma pesquisa sobre a construção do conhecimento social a partir da  perspectiva   piagetiana,   mais   especificamente as ideias das crianças a respeito da escola e do professor. Os participantes do estudo foram 52 crianças entre 7 e 8 anos inseridas em ambientes educacionais diferenciados: um considerado como ambiente tradicional de ensino e o outro considerado como ambiente sociomoral construtivista. O instrumento apresentado aqui, utilizado para coleta de dados, é uma história envolvendo uma situação de não aprendizagem. Os participantes eram convidados a pensar sobre as questões inerentes à história, bem como o papel da escola e do professor na situação proposta. Os dados indicaram não haver diferença entre os dois ambientes no que se refere à construção desse conhecimento social. No entanto, houve diferença muito significativa na maneira utilizada pelos alunos para resolverem os problemas da história: no ambiente tradicional a coerção e a expiação foram mais mencionadas e no ambiente sociomoral construtivista, o diálogo e a cooperação. Os dados apontam ainda para a necessidade do trabalho com esse tipo de conhecimento em sala de aula, visto que as respostas dos sujeitos caracterizaram-se por uma compreensão parcial da realidade, centrada em aspectos mais visíveis e aparentes dos fatos e na não consideração de processos ocultos.

Palavras-chave: conhecimento social; teoria piagetiana; ideias infantis.    

Biografia do Autor

Taislene Guimarães, UNESP

Pedagoga formada pela UNESP docente da rede municipal de ensino do município de Marília-SP

Eliane Giachetto Saravali, UNESP

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Departamento de Psicologia da Educação da UNESP campus de Marília-SP.

Downloads

Publicado

2011-04-29

Como Citar

Guimarães, T., & Saravali, E. G. (2011). O papel da escola e do professor numa situação de não aprendizagem: o que dizem as crianças?. Educar Em Revista, 27(39), p. 141–158. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/14297

Edição

Seção

Demanda Contínua