Avaliação da aprendizagem conceitual

Autores

  • Vanize Aparecida Misael de Andrade Vieira Universidade Estadual de Maringá
  • Marta Sueli de Faria Sforni

Palavras-chave:

aprendizagem conceitual, avaliação escolar, Vygotsky, Leontiev

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar concepções, práticas e perspectivas de avaliação da aprendizagem conceitual em contexto escolar. Mediante estudos bibliográficos e entrevistas, buscou-se analisar a avaliação em três âmbitos: nas produções teóricas contemporâneas, nos documentos educacionais e nas concepções e práticas avaliativas de professores das séries iniciais do ensino fundamental. Na análise dos dados identificou-se profunda semelhança entre as concepções de avaliação presentes nos três âmbitos investigados. Neles evidencia-se a preocupação em romper com uma prática de avaliação autoritária, seletiva e realizada ao fim do processo de ensino. Buscando-se a implementação de formas de avaliação mais democráticas e comprometidas com a aprendizagem do aluno, são propostas novas formas de avaliação, como a diagnóstica, contínua e formativa. Para que se possa avançar nessas propostas faz-se necessário aprofundar estudos na compreensão do próprio processo de aprendizagem conceitual. Com a intenção de encontrar subsídios teórico-metodológicos que possam embasar a ação docente na prática avaliativa, buscaram-se inferências em teorizações feitas por Vygotsky e Leontiev acerca da formação de conceitos, tendo em vista o conteúdo que deve ser externalizado pelo aluno como indicador de sua aprendizagem.

Biografia do Autor

Vanize Aparecida Misael de Andrade Vieira, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Professora da Rede Estadual de Ensino do Paraná, Brasil.

Marta Sueli de Faria Sforni

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e Professora do Programa
de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Downloads

Como Citar

Vieira, V. A. M. de A., & Sforni, M. S. de F. (2010). Avaliação da aprendizagem conceitual. Educar Em Revista, 2, p. 45–57. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13717

Edição

Seção

Demanda Contínua